segunda-feira, 21 de abril de 2014

curiosidades japonesas

olá minna, o post será sobre algumas curiosidades japonesas *--*



<3 As mãos podem assinalar relacionamentos: Levantar o mindinho significa namorada, o sinal de positivo quer dizer namorado, e entrelaçar os mindinhos é amizade eterna. Há uma tradição em que se amarra os mindinhos de duas pessoas com um fio vermelho, o Akai Ito, fio do destino (é temporário). A amizade dessas pessoas nunca vai partir.



<3 Algumas das maiores faltas de educação são entrar calçado numa casa (os sapatos devem ser deixados à porta), falar com as mãos nos bolsos, abrir um presente na frente de quem o deu, chegar atrasado a um compromisso, entre outros.


<3 Não faz muito tempo a submissão da mulher japonesa era tão grande que ela precisava andar a 3 passos do marido, para não pisar sequer na sombra dele.



<3  Alfabeto, eles têm três. Um mais simples, para crianças. Outro só para nomes estrangeiros. E ainda um terceiro, o principal deles, com mais de dois mil caracteres. Esse último é complicadíssimo, tanto que muitos japoneses só vão aprendê-lo com mais ou menos 15 anos de idade.



<3 Os japoneses têm alguma dificuldade em compreender o improviso, tudo o que um japonês faz é estritamente dentro das regras, qualquer fala fora do script o deixa confuso.



<3 Os japoneses trabalham muito, o que os faz dormir pouco. Então cada minuto de tempo ocioso é aproveitado para  um cochilo. Um japonês vai esperar algo ou alguém, vai andar de metrô ou fazer qualquer coisa sabendo que terá alguns minutos vagos, dorme. È um sono instantâneo. Na hora do compromisso o japonês acorda imediatamente. 



<3 Eles evitam se tocar. Cumprimentam-se com reverências, não são adeptos de abraços e apertos de mão. Os namorados se tratam como amigos, não ficam um ao lado do outro e muito dificilmente se beijariam em público. 



 <3 Nas ruas é comum ver pessoas usando máscaras cirúrgicas. São japoneses gripados que não querem contaminar outras pessoas.



<3 As jovens não podem pintar o cabelo nem usar brincos antes de entrarem na universidade. Essa regra tenciona fazer com que sejam todas iguais, e quem a quebra é considerada transgressora.



<3 No Japão existem Maid cafés onde garotas se vestem de empregadas bem ao estilo anime e neko para servir quem lá vai. Podem inclusive jogar com os homens e tirar fotos com eles (por uma quantia exorbitante) para agradar. Também há com homens.



<3 Os colégios, onde se usa uniforme (bem vistos tanto como uma marca da escola como um traje fofo), são pagos. É obrigatório fazer a escolaridade elementar (doa 6 aos 12 anos) e média (12 aos 15), a superior é opcional.  Eles são treinados na língua japonesa, estudos sociais, aritmética e ciências, completadas com outras matérias como educação moral, artes, artesanato, música, trabalhos domésticos, educação física, inglês, saúde, história e geografia. Almoçam na sala com os professores, pão, leite e um prato principal. 



<3  Acrescentar palavras depois do nome da pessoa é educado. Há San (Sama na versão formal), por exemplo, Drazou-san ou Drazou-sama, usa-se para pessoas importantes, demonstra respeito e a tradução aproximada é senhor/senhora. Para amigos, Naruto-kun para rapazes, hinata-chan para raparigas. Sensei significa professor. Senpai e Kohai usam-se, senpai, para colegas mais velhas e mentores, e kohai para mais jovens, porém kohai é um tanto rude. Dono é um título extremamente formal, porém caiu em desuso.



<3 Antes de comer, é apropriado dizer Itadakimasu. Um pano humedecido que irá receber serve para lavar as mãos e não limpar a boca. Numa festa, espere que alguém dê a ordem para brindar e beber. Quando a ruídos, por exemplo a comer ramén (um macarrão), indicam que está a gostar da comida. 



fonte:www



4 comentários:

  1. Acho muito correto o uso de mascaras pra quando estão gripados, em SP as vezes tem umas pessoas que usam, mas é meio impopular esse ato no Brasil ://
    Ótimo post! :3

    Mairu Nii ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério? aqui onde eu moro nunca vi pessoas usando mascara quando estão gripados :(
      obrigada *--*bjss ^3^

      Excluir
  2. Olá!!

    Seu post ficou bom, gostei das ilustrações, casaram direitinho com o que se queria dizer. Uma coisa que eu descobri é que muitos usam mascaras por causa do pólen na primavera, onde algumas pessoas sofrem com o kafunshô.

    O Japão é uma país cheio de uma cultura e tradição em meio a modernidade que é curioso demais estudá-lo. xD

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal, eu realmente não sabia disso >0<
      japão é d+ mesmo XD
      bjss

      Excluir